Procure na Stam:

Sustentabilidade: 3 práticas sustentáveis da Stam que você também pode fazer na sua casa

Sustentabilidade é a capacidade de conservação ou manutenção de um sistema, como o ecossistema, por exemplo. A Stam é uma empresa sustentável e, diferentemente do que muitas pessoas pensam, o conceito é mais amplo do que cuidados com a preservação dos recursos naturais do nosso planeta.

Para a maioria dos autores, o desenvolvimento sustentável está baseado 3 princípios, conhecidos como o tripé da sustentabilidade:

  • Social: Inclui ações de melhoria da qualidade de vida das pessoas, como: educação, saúde, condições de trabalho, entre outros;
  • Ambiental: Refere-se à preservação dos recursos naturais do planeta e a conscientização sobre seu uso consciente;
  • Econômico: Relaciona com a distribuição, consumo e produção de bens e consumos.

Os princípios devem ser trabalhados em equilíbrio para garantir a qualidade de vida e bem-estar das próximas gerações, além do desenvolvimento econômico e evolução das tecnologias. Esse compromisso com a sustentabilidade pode ser praticado não apenas em empresas, mas também em nossas casas.

O futuro é construído com as escolhas que fazemos hoje. Por isso, separamos 3 de nossas práticas de uso consciente dos recursos naturais que podem ser realizadas por qualquer pessoa:

Reaproveitamento e uso consciente da água

A Stam entende que a água é o recurso natural mais importante para a manutenção da biodiversidade e da nossa qualidade de vida. Por isso, implementou em seu processo produtivo o Reuso das Águas em Circuito Fechado, uma tecnologia italiana que permite a descontaminação e reaproveitamento de toda a água usada para fabricação dos produtos. Além dos benefícios para o meio ambiente, isso reduziu o consumo mensal de água em 60 milhões de litros.

Em nossa casa, numa escala menor, também é possível fazer o uso consciente da água e reaproveitar boa parte do volume usado no dia a dia, o que além de ser uma atitude sustentável, é excelente para economizar no valor da conta. Confira algumas delas:

  • Evite desperdícios, principalmente no tempo no banho e no uso das torneiras;
  • Colete água da chuva (mas não a beba), pois pode trazer impurezas;
  • Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para na limpeza de garagens, calçadas e até mesmo no banheiro.

Separar o lixo reciclável

A reciclagem reduz o impacto sobre o meio ambiente, diminuindo as retiradas de matérias-primas da natureza. Além disso, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada de lixo. E, ainda, é fonte de renda para muitos catadores em nosso país.

Separar o lixo é uma pequena atitude que, se realizada por todos nós, pode gerar grande impacto na economia e no meio ambiente. O ideal é fazer a separação em 5 tipos de lixo:

  • Papel: com exceção dos papeis sanitários e alguns outros, praticamente todo tipo de papel pode ser reciclado.
  • Plástico: 90% do lixo produzido no mundo. Apesar do número, pode ser amplamente reciclado e transformado em outros produtos.
  • Metais: Latas de alumínio, vergalhões, sobras de barras de ferro, etc.
  • Vidros: Garrafas, copos, pratos, entre outros. Se bem beneficiado, pode ser infinitamente moldado e transformado em outros objetos.
  • Orgânicos: Restos de verduras, frutas e outros alimentos. Caso tenha plantas e flores em casa, pode reaproveitar as cascas, por exemplo, como adubo.

Aqui na Stam, além de espalhar lixeiras com divisões para um dos tipos de lixo, existem na produção locais para descarte correto dos “cavacos”, resultado do corte dos metais durante os processos de fabricação. Esse material é recolhido pelos fornecedores de matéria-prima, que o beneficiam e o tornam novamente útil para a indústria metalmecânica.

Redução radical no uso de copos descartáveis

Uma das atitudes sustentáveis da Stam implementadas foi a redução radical no uso de copos descartáveis. Cada copinho pode levar até 100 anos para se decompor na natureza. Somos uma empresa com mais de 1200 colaboradores, trabalhando em 3 turnos para atender a demanda de fechaduras, cadeados e acessórios para portas em todo Brasil.

Com esses números, o uso mensal era em média de 80 mil copos descartáveis. A solução encontrada foi a distribuição gratuita de garrafinhas ecológicas para todos os colaboradores, que se adaptaram rapidamente.

Essa é mais uma atitude de sucesso que pode ser feita por você na sua casa e nos locais os quais frequenta. Evite o uso de copos e canudos descartáveis!

Boas ideias transformam o mundo. Agora é hora de colocar tudo que aprendemos em prática!

Gostou do conteúdo? Saiba tudo sobre o Mundo Stam.

A importância das fechaduras para a segurança do seu imóvel

Segurança tem sido um dos assuntos mais frequentes dos últimos tempos, principalmente nas grandes cidades do Brasil. Por isso, a escolha das fechaduras para suas portas e portões é tão importante. São elas que conferem mais proteção, privacidade e ainda trazem mais design e qualidade para sua vida.

Leia +