Procure na Stam:

A importância das fechaduras para a segurança do seu imóvel

Segurança tem sido um dos assuntos mais frequentes dos últimos tempos, principalmente nas grandes cidades do Brasil. Por isso, a importância das fechaduras para suas portas e portões . São elas que conferem mais proteção, privacidade e ainda trazem mais design e qualidade para sua vida.

E quando falamos em design, temos diversos estilos de maçanetas, fechaduras com espelho, roseta quadrada, roseta redonda e até modelos sem maçaneta, chamados de fechadura rolete. Normalmente elas são combinadas com puxadores, para criar aquelas portas imponentes, vistas em imóveis de alto padrão.

Por outro lado, mesmo com tantas opções, é possível escolher a sua fechadura ideal sem gastar muito e adquirir um produto de excelente qualidade e durabilidade usando conhecimentos que a Stam vai te mostrar agora.

Papel e caneta na mão… Vamos lá:

Como escolher a fechadura ideal?

1. Qual o material da porta?

O primeiro passo antes de comprar uma fechadura é identificar se é uma porta de madeira, porta em perfil metálico (alumínio ou aço) ou porta de vidro, pois cada material exige um tipo de fechadura diferente.

2. Qual o tipo de porta?

Agora você precisa definir qual é o tipo e funcionamento desta porta. Ela pode ser uma porta de abrir, as mais comuns; porta de correr (ou deslizante); portas de enrolar, aquelas usadas principalmente em comércios e garagens; ou uma porta pivotante; entre outras.

3. Qual a medida da espessura da folha de porta?

Utilize uma régua para medir a espessura da folha de porta, as mais vendidas no mercado são as de 25mm a 40mm. Caso a medida seja maior, será necessário o uso de uma fechadura Buzius, que possui cilindro mais longo. Se você usar uma fechadura indicada para folhas de portas menores que a sua, o cilindro ficará dentro do espelho ou roseta, o que além de ser esteticamente ruim, compromete o funcionamento dos mecanismos.

4. Aplicação?

Basicamente, existem 4 tipos de aplicação principais e escolher corretamente é essencial:

  • Fechadura Tetra externa (ou tetra chave) – São fechaduras que possuem uma chave com 4 faces, o que multiplica a possibilidade de segredos e dificulta o arrombamento do cilindro. Normalmente esta aplicação é indicada para portas de entrada;
  • Fechadura Externa – Também indicadas para portas de entrada, as fechaduras externas são as mais utilizadas no Brasil e, consequentemente, as mais vendidas pela Stam. Nesta aplicação existem duas variações: com Cilindro Gorje ou Cilindro de Pinos;
  • Fechadura Interna – Indicadas para cômodos que exigem menor proteção, são usadas principalmente para proporcionar privacidade, como em quartos.
  • Fechadura WC (para banheiro) – São aquelas fechaduras que vem com uma tranqueta, que deve ser instalada por dentro para que a pessoa o feche ao usar. Elas são fornecidas também, com uma chave de segurança que permite a abertura pelo lado de fora em situações de emergência.

5. Qual a frequência de uso?

Segundo a norma NBR 14913, que regulamenta fechaduras de embutir no Brasil, as fechaduras devem ser categorizadas de acordo com a frequência de uso. Essa informação pode ser vista na etiqueta das fechaduras Stam, aplicadas sobre a embalagem do produto:

  • Tráfego Intenso: Residências, consultórios, escritórios, hospitais, shoppings centers, imóveis comerciais, etc.

Veja as fechaduras para tráfego intenso da marca Santos, exclusividade Stam no Brasil: www.fechadurasantos.com.br

  • Tráfego Médio: Residências, consultórios, escritórios, etc.

Clique aqui para descobrir os modelos.

  • Tráfego Leve: Usadas principalmente para divisão entre cômodos.

6. É um local úmido ou com intempéries?

Outra informação importante que você deve verificar na etiqueta da fechadura é o grau de resistência à corrosão. Se for uma região litorânea ou uma área úmida, você pode utilizar nossas fechaduras com Aço Inox 304, que garantem eficiência, excelente durabilidade e resistência à corrosão.

Conheça a classificação por resistência à corrosão:

  • 1 – Ambientes sem umidade e sem intempéries, como salas e dormitórios;
  • 2 – Espaços com umidade e sem intempéries, como cozinhas e banheiros;
  • 3 – Portas expostas a umidade, como em áreas externas, urbanas ou rurais;
  • 4 – Com condições severas de umidade e intempéries, como em regiões de praia ou empreendimentos industriais.

7. Agora é a hora de escolher modelo e acabamento

Por fim, chega a fase mais divertida. Conheça nossas linhas de fechaduras e use sua criatividade para definir o modelo acabamento que mais combina com suas portas. Para te ajudar nessa missão, a Stam possui um Simulador de produtos que permite que você faça upload de uma imagem do seu ambiente e escolha a melhor fechadura.

Acesse: www.stam.com.br/simulador

Gostou do conteúdo? Inscreva-se em nosso newsletter e permita que a Stam envie notificações para ficar por dentro de todas as novidades.