Procure na Stam:

Faça você mesmo: como instalar fechadura em portas de madeira

Instalar fechaduras em portas não é uma das tarefas mais complicadas que existem, principalmente se a pessoa tiver à mão todas as ferramentas necessárias. Do contrário, certamente a ajuda de um profissional qualificado irá facilitar muito. Mas, se a pessoa é do tipo “faz tudo”, esse é um daqueles trabalhos que podem ser feitos em casa, sem grandes dores de cabeça.

No entanto, para facilitar a Stam dá dicas de como instalar uma fechadura de embutir em portas de madeira. Se preferir, assista o vídeo:

O processo é mais fácil do que se pode imaginar, mas requer atenção e alguns materiais, como:

  • Furadeira;
  • Broca chata de 16 mm;
  • Formão
  • Martelo
  • Chave Philips ou parafusadeira;
  • Trena, régua ou outra ferramenta de medição;
  • E um lápis para fazer as marcações.

Antes de iniciar a instalação, a pessoa deve escolher uma fechadura, levando em consideração a distância da broca. Essa medida corresponde à distância entre a entrada da chave e a testa da fechadura. Para escolher a ideal, deve-se observar o batente da porta e verificar se está confortável para abertura da chave e manuseio da maçaneta.

O primeiro passo para a instalação da fechadura é fazer a marcação da altura. É recomendado que a maçaneta fique entre 1m e 1,5m do chão. Em seguida, com o lápis, basta marcar o contorno da fechadura, indicando os locais de furação do cilindro e da maçaneta, bem como a cavidade de encaixe do corpo da fechadura, como mostra a figura.

instalando-fechadura-em-portas-de-madeira
instalando-fechadura-em-portas-de-madeira

Para fazer as furações, a pessoa deve utilizar a furadeira com a broca chata de 16mm começando pela lateral da porta, seguindo a marcação que foi feita. O ideal é que sejam feitos, primeiramente, os furos das extremidades e depois os do meio para facilitar a abertura da cavidade onde será encaixada fechadura.

Usando a mesma broca, deverão ser feitos também as furações de encaixe do cilindro e da maçaneta.

instalando-fechadura-em-portas-de-madeira
instalando-fechadura-em-portas-de-madeira

De volta à lateral da porta, é necessário usar o martelo e o formão para remover o restante da madeira e fazer o acabamento. É importante ter o cuidado de retirar toda a serragem remanescente de dentro da cavidade para não prejudicar o funcionamento da fechadura.

Em seguida, basta encaixar o corpo da fechadura na cavidade e usar o lápis para marcar os contornos da testa. Seguindo a marcação, é necessário fazer um entalhe de baixa profundida na porta utilizando o martelo e o formão.

instalando-fechadura-em-portas-de-madeira

Na sequência, basta inserir o corpo da fechadura na cavidade e verificar se a maçaneta está acionando corretamente o trinco. O próximo passo é colocar o cilindro e conferir se a lingueta está sendo acionada e fixar os parafusos na testa da fechadura.

instalando-fechadura-em-portas-de-madeira

Na próxima etapa, basta posicionar os espelhos e as maçanetas e travá-las utilizando o pino de fixação, seguido da fixação dos parafusos dos espelhos.

Para instalar a contra testa, é necessário encostar a porta no batente e acionar a fechadura, expondo a lingueta e, com o lápis, fazer o contorno de ambos. Seguindo a posição correta, marcar também os contornos da contra testa no batente, indicando os locais e furação e entalhe.

Utilizando o martelo e o formão, deverão ser feitas as cavidades do trinco e da lingueta certificando-se se a profundida está adequada. É indicado também fazer um entalhe de baixa profundida, seguindo a marcação para fixar a contra testa com os parafusos. 

No caso de substituição apenas, a Stam recomenda aproveitar a furação e comprar uma fechadura com a mesma distância de broca. Também é possível escolher uma fechadura com espelho mais largo para cobrir os furos antigos.

Veja esse e mais vídeos de instalação de produtos em nosso canal no Youtube.

Inscreva-se em nossa newstetter e fique por dentro das novidades Stam.

Ficou com dúvida? Fale com nosso time de atendimento no whatsapp:

Fechaduras para perfil metálico: veja alguns destaques

As fechaduras para perfis metálicos (portas de alumínio, aço, portões, etc.) da Stam fazem o maior sucesso nos lares do Brasil. Por isso, a Stam é a marca favorita dos serralheiros. Com opções para portas de bater, portas de correr, de enrolar, portas pivotantes,...

Leia +

porta-de-ferro-com-fechadura-stam-em-garagem

Cadeado para portão: conheça os modelos ideais

"Não esqueça de passar o cadeado no portão!" Quantas vezes você já ouviu ou disse essa frase? Seja em casa ou no comércio, o cadeado sempre foi sinônimo de proteção extra. No entanto, quem busca por essa segurança, encontra uma extensa quantidade de opções, pois os...

Leia +

cadeado-para-portão-zamac-latonado-ecoat

Novidade: Fechadura para portas de correr Biel 1006s WC

A Stam, sempre por dentro das principais tendências do mercado e focada em atender às necessidades dos consumidores, acaba de ampliar sua presença no segmento de portas de correr com o lançamento da fechadura Biel 1006s WC. Indicada para banheiros e lavabos, a Biel...

Leia +